Para criar uma estrutura CSV, acesse o ícone ou "Gerenciar Ambiente", aonde temos em dois locais destacados abaixo.
Na aba do projeto, selecione a aba de "Dados" e clique em  .
Abrirá a tela com 6 passos, sendo a primeira "Informações" para criar nova estrutura de dados, informe: - Nome Visualização: nome da estrutura;
- Descrição: uma breve descrição do projeto, se desejar colocar;
- Manter Histórico dos Dados: Existem dois tipos de cargas a Total e a Incremental, sendo que se você marcar está opção (Manter Histórico dos Dados) você não poderá executar a carga total, ou seja não poderá limpar a estrutura, não é mais possível remover os dados já inseridos, apenas inserir dados novos;
- Ícone: Aqui você poderá personalizar e escolher um ícone coerente a sua estrutura;
- Grupo: pode deixar a estrutura em um grupo, organizando as estrutura deixando separado por grupo;
- Tipo estrutura: sendo que existe a analítica e a de dados.
- Analítica: cria objetos a partir da informação dessa estrutura;
- Dados: serve como apoio para criação de uma estrutura mais complexa (não sendo possível explorar os dados).
Na próxima tela "Origem dos dados, você irá informar o tipo de estrutura que será criada, neste caso escolhemos CSV: Clique sobre "Opções avançadas", para expandir os campos que irão garantir que sua estrutura funcione da forma esperada: - Codificação do Arquivo: qual o tipo de codificação em que o arquivo se encontra;
- Formato Numérico: dependendo da sua Região, os campos de valor pode ser separado por vírgula ou ponto;
- Linhas ignoradas no início: representa o número de linhas no início do seu CSV que não será carregada (Importante: O cabeçalho já é ignorado por padrão, afinal é o nome das futuras dimensões)
- Delimitador de Texto: aqui é informado como é separado os arquivos de texto;
- Formato da Data: aqui você define que formato de data se encontra no seu arquivo;
- Separador: aqui é informado como é o separador do arquivo, geralmente é por vírgula e ponto;
- Ignorar erros: caso o arquivo CSV contenha erros em alguma linha, a mesma será descartada;
- Ignoradas no fim: representa o número de linhas no fim do seu CSV que não será carregada.
Importante: O arquivo se restringe no máximo 50Mb.
Nota: não esqueça de escolher o arquivo CSV, TXT ou ZIP (podendo ter um arquivo grande no formato TXT ou CSV), só depois que o arquivo for carregado o botão "Próximo" será habilitado.  Algumas ações nestas telas são possíveis: - Gerar formato BIG TABLE (botão selecionar): define a estrutura que armazena os dados da origem;
- Marcado: cargas um pouco mais demoradas, mas com acesso aos objetos mais rápido e mais agilidade nas alterações do mesmo;
- Desmarcado: cargas mais rápidas, mas com acesso um pouco mais lento aos objetos e pode ocorrer algumas lentidões nas alterações dependendo a dimensão usada;
- Padronizar dados (botão selecionar): ele já vem marcado, podendo na próxima etapa definir essa padronização, se desmarca a etapa "padronização" não será oferecida.
Importante: na edição da estrutura, se optar em modificar a necessidade de marcar/desmarcar "Gerar formato BIG Table", é necessário clicar no botão "Habilitar edição de Estrutura". E finalizar os passos conforme descrito neste tópico, cuidado pois ao editar a estrutura e modificar este recurso, os agendamentos criados serão apagados ao finalizar a edição.
Na próxima tela "Padronização" se tiver marcado para padronizar os dados, você irá definir a forma que as descrições vão aparecer, sendo os seguintes parâmetros: - Case
- Maiúsculo: coloca a descrição com as palavras maiúsculas;
- Minúsculo: coloca a descrição com as palavras minúsculas;
- Capitalizar: coloca a descrição com as palavras com a primeira letra maiúscula e o resto minúsculo.
- Acentuação
- Manter acentuação: mantém as acentuações na descrição;
- Remover acentuação: remover as acentuações na descrição.
- Trim: se marcar, ele remove espaços no início e no fim da descrição, se houver ;
- Trim entre palavras: se marcar, remove os espaços entre as palavras na descrição, se houver.
Na próxima tela "Estrutura", iremos configurar os campos: - CHAVE: acima da listagem, no canto direito, sendo uma chave de controle para carga para verificar duplicidade e não removendo e inserindo a informação não importando a periodicidade da carga incremental;
- Campo: o nome "real" do campo, para utilizar como referência em uma medida calculada ou qualquer outra coisa que fazer no MDX;
- Nome Visualização: pode modificar esse campo até mesmo ao editar, podendo deixar espaços e letras maiúsculas tornando o nome da dimensão que irá ver;
- Tipo de Dimensão:
- Regular: tornado uma dimensão descritiva nos objetos;
- Tempo: tornando uma dimensão de tempo nos objetos, podendo usar como filtro de periodicidade
- Medida: tornando o valor nos objetos;
- Georeferência: tornado a localização nos objetos Mapas;
- Somente filtro: tornado o filtro para ordenar sobre uma dimensão (bastante útil nas DREs, balanço patrimonial e fluxo de caixa).
- Todos: se desmarcar, ao selecionar a dimensão, ela já vem listada e não agrupada. CUIDADO: isso pode demorar e/ou até travar o objeto ao acessa-lo dependendo a quantidade de informação da origem;
- Ordenação: se escolheu algum "Tipo de Dimensão" como "Somente filtro", nas outras informações apresentadas, pode utiliza-la como referência para ordenar;
- Operação: somente quando for medida
- SOMA: somando as medida de acordo como for apresentado nos objetos;
- CONTAGEM: tornado como uma contagem a medida e nesta contagem é somada de acordo como for apresentado nos objetos;
- MÍNIMO: trazendo o valor mínimo sobre a informação apresentada nos objetos;
- MÁXIMO: trazendo o valor máximo sobre a informação apresentada nos objetos;
- MÉDIA: trazendo media do valor sobre a informação apresentada nos objetos;
- CONTAGEM DISTINTA: Conta informações iguais, sendo uma informação única, não SOMANDO quando for apresentado nos objetos.
- Máscara: (A máscara é a formatação do campo de informações) usada somente quando for medida
- Padrão: tornado o valor como está trazendo (como veio)
- Porcentual: tornando e/ou transformando o valor como percentual;
- Moeda: tornando o valor como moeda. Exemplo: "22.20" fica "R$ 22,20"
- Fixo: arredondando o valor mesmo que esteja com casa decimal para um valor inteiro. Exemplo: 22,2 fica 22 ou 22,7 fica 23 (regra do 5 quando menor que 5 arredonda pra baixo 6 pra cima arredonda para cima);
- Hora: tornando um valor ou uma informação do tipo hora, com casas decimais.
Na próxima tela de "Hierarquias" temos as hierarquias que pode ser criado. Ao clicar no botão "Criar dimensão hierárquica", abrirá uma tela.
O que é dimensões hierárquicas? Para que serve?
Em resumo ele define uma ordem de dimensões dentro de uma NOVA dimensão. Exemplo: temos a dimensão categoria (SAPATO, BOLSA, TÊNIS), temos a dimensão gênero (MASCULINO e FEMININO) e o produto (SAPATO BEBESSE, BOLSA LUZARRA E TÊNIS ADIDAS). Quando criar a dimensão, ordenado por GÊNERO, CATEGORIA e PRODUTOS.
Ao expandir listará o GÊNERO, ao expandir GÊNERO listará as CATEGORIA, ao expandir CATEGORIA listará os produtos. Similar com o que tempos nas dimensões de tempo, mas você define a ordem por dimensões que escolher inserir.
Essa tela, no lado esquerdo, escolha as dimensões que deseja como ordem de expansão.
Essa tela, no lado direito clicando em "Nova hierarquia", abrirá uma tela. Nesta tela escolha a ordem e quantas dimensões deseja criar, exaltando que cada dimensão que criar pode escolher um ordem distinta.
Na próxima tela será o resumo de todas as informações. Ao clicar em finalizar, será feito uma carga total trazendo todos os dados para o BIMachine referente a origem que você definiu.
Permissões
Observe o ícone em forma de cadeado, nele você pode definir as permissões da estrutura (usuários que poderão ou não acessar os dados dela).
Atualizar Dados
Para atualizar os dados na origem CSV clique no ícone da "nuvem" da origem.
Abrirá a janela de configuração da carga:
Na aba "Carga de dados" você define o tipo de carga para efetuar. Existe 3 tipos de cargas: - Carga Total: limpa os dados existentes colocando-os novamente de acordo com o que o SQL carrega;
- Carga Incremental: insere novos dados mantendo os dados existentes (Observação: para usar esta opção é recomendado definir uma chave primaria quando se esta criando/editando a estrutura);
- Carga Georeferência: atualiza os endereços dos campos de Georeferência.
Você também informa as configurações do(s) arquivo(s) atualizado(s). O(s) arquivo(s) selecionados devem ter a mesma estrutura do arquivo usado na criação da estrutura. - Mesmo número de coluna(s);
- Mesmo formato de dados. Exemplo: coluna 1 formato "numérico", coluna 2 formato é "data".
Para a carga você pode inserir mais de um arquivo, mas restringido de no máximo 50Mb por arquivo.
Na aba "Ajuste de dados" você terá a opção de remover dados mais antigos, no "campo de tempo" você pode usar como base Data de carga de dados ou Período, e remover dados da semana passada, mês passado, etc (por exemplo).
Estando tudo certo, clique me "Executar Carga" e finalmente pronto.
|