16. Atualização dos dados BIMACHINE

Para criar uma estrutura BIMACHINE, acesse o ícone  ou "Gerenciar Ambiente",  aonde temos em dois locais destacados abaixo.  

Importante: quando não tem um agendamento criado, ele executará automaticamente apos todas as estruturas envolvidas sobre a estrutura do tipo "BIMACHINE" ter sido feitas.

Recomendação: mesmo que seja feito a carga automática por não ter um agendamento criado, recomendamos criar. Um exemplo que pode acontecer é se uma das estruturas com tempo curso de carga ao qual a origem BIMACHINE usa, a estrutura BIMACHINE pode demorar a carga e nos objetos podem apresentar informações desatualizadas.




Na página do projeto, selecione a aba de "Dados" e clique no botão , destacado na imagem abaixo.

Ao clicar no botão de agendamento, abrirá uma janela no qual será o controle dos agendamentos. Nele tem três botões e uma marcação:

Seu objetivo é ativar ou desativar o agendamento,caso não queira excluir o agendamento, e deseja optar por desativa-lo e não perder o histórico do agendamento. 
 Observação: Se for desativa-lo e for periódico, a carga não será feita até que você o ative.

Disparar imediatamente: Para efetuar a carga imediatamente, se não quiser esperar o período estipulado no agendamento.

Editar: Você pode editar o agendamento.

Excluir: Excluir o agendamento.

Nota: Cuidado quando for editar a parte do SQL, dependendo do que você irá fazer pode ocorrer erro de carga.

Imediato

Esse tipo de carga será inserido na fila de cargas,e será a próxima executada após a carga em andamento e das imediatas anteriormente solicitadas ser executadas. As cargas imediatas tem um histórico próprio se você decidir cancelar, clicando no botão . (Esse botão só estará habilitado se a carga ainda não foi acionada). E temos o botão de logs ao qual é armazenado as informações das cargas.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/novidades/releases/1-39-0/historico-de-cargas-imediatas/imediato%20novo.png


API

Fazendo uma chamada REST utilizando a URL (Exemplo: http://app.bimachine.com.br/api/origins/schedulings/"ID agendamento"/execute?key="Chave da Api) usando a requisição POST;
        - " ID agendamento ": É o código gerado do agendamento criado no BIMachine.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/novidades/releases/1-25-0/carga-periodica-imetia-api/idcarga.png


"Chave da Api": Em seu perfil existe uma opção de gerar uma "Chave", ela que você utilizará junto com o código do agendamento criado.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/novidades/releases/1-25-0/carga-periodica-imetia-api/tokenusuario.png


Importante: Esse tipo de carga é recomendável para um sistema que efetue esse disparo ou um sistema feito por nós da SOL7. 

Na próxima etapa você define o tipo de carga para efetuar. Existe 3 tipos de cargas:
  • Carga Total: Limpa os dados existentes colocando novamente de acordo com o que o SQL carregado.
  • Carga Incremental: Insere novos dados mantendo os dados existentes (Observação: para usar esta opção é recomendado definir uma chave primária quando estiver criando/editando a estrutura).
  • Carga Georeferência: Atualiza os endereços dos campos de Georeferência.
Se você precisar modificar seu SQL para limitar os dados ou trazer de algum período específico, clique em "Habilitar edição de estrutura" e após "Validar Consulta".

Atenção: Modificar ou alterar os campos macros da estrutura, pode ocasionar problemas ao realizar a carga.


Se você escolher o tipo de carga Incremental, terá uma configuração a parte para fazer:
Você terá a opção de remover dados mais antigos, no "campo de tempo" você pode usar como base Data de carga de dados ou Período, e remover dados da semana passada, mês passado, etc(por exemplo).


Na última etapa você tem o resumo do que será feito, e tem opções de como deseja receber alertas (todos os administradores do projeto receberam este alerta):
  •  Você pode receber os alertas por:
  • Opções de Recebimento:
    • Nunca Receber
    • Nº Linhas menor que... (informe)
    • Sempre Receber
    • Somente em Erro
    • Somente em Sucesso
Escolha as opções que mais se encaixam com a sua necessidade e clique em "Finalizar". O agendamento será salvo e seguirá a periodicidade informada.

Nota: Como padrão, todas vem como "Nunca Receber"

Agora que temos um agendamento salvo, temos o número 1 acima do botão do agendamento. Assim você saberá quantos agendamentos esse cubo possui.   


Ao passar o mouse em cima do ícone do agendamento, você terá um resumo dos agendamentos.


Ao abrir a janela de agendamento, na parte inferior veremos a lista com informações mais detalhadas sobre os agendamentos existentes; com opções para  ver o SQL e excluir o agendamento.