07. Criando estrutura BIMACHINE

Para criar uma estrutura BIMachine acesse o ícone  ou "Gerenciar Ambiente",  aonde temos em dois locais destacados abaixo.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/administracao-do-ambiente/como-se-cria-uma-estrutura-de-origem-sql/inicioestrutura.png


Na aba do projeto, selecione "Dados" e clique em .




Você verá uma tela nova, contendo 6 passos, sendo a primeira, "Informações" para criar uma nova estrutura de dados, informe:
  • Nome Visualização: nome da estrutura;
  • Descrição: uma breve descrição do projeto, se você desejar colocar;
  • Manter Histórico dos Dados: Existem dois tipos de cargas a Total e a Incremental, sendo que se você marcar está opção (Manter Histórico dos Dados) você não poderá executar a carga total, ou seja não poderá limpar a estrutura, não é mais possível remover os dados já inseridos, apenas inserir dados novos;
  • Ícone: para mudar o ícone da estrutura (o mesmo de "pastas" do projeto);
  • Grupo: pode deixar a estrutura em um grupo, organizando as estrutura deixando separado por grupo;
  • Tipo estrutura: sendo que existe a analítica e a de dados.
    • Analíticacriar objetos a partir da informação dessa estrutura;
    • Dados: serve como apoio para criação de uma estrutura mais complexa (não sendo possível explorar os dados).

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/administracao-do-ambiente/dados/como-se-cria-uma-estrutura-de-origem-bi-machine/novaestrutura.png


Na próxima tela "Origem dos dados, você irá informar o tipo de estrutura que será criada, neste caso escolhemos BIMachine. Essa origem tem como objetivo, juntar as estruturas existentes no projeto, seguindo das seguintes ações:

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/administracao-do-ambiente/como-se-cria-uma-estrutura-de-origem-bi-machine/origembimachineesquerdo.png
  • Definir estruturas (lado esquerdo)
    • Origem: selecione a origem e clique no botão "+" para adiciona-la;
    • Sem filtro (botão amarelo da listagem das estruturas): serve como parâmetro ao trazer os dados da estrutura que foi selecionada.
        Exemplo: deve trazer somente os dados de uma respectiva, unidade ou loja, então clique na dimensão que define isso e coloque o código ou descrição onde exibe "<Valor>", como mostra a imagem abaixo;
https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/administracao-do-ambiente/como-se-cria-uma-estrutura-de-origem-bi-machine/filtro.png

    • Remover (na listagem das estruturas): remove a estrutura inserida da listagem.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/administracao-do-ambiente/como-se-cria-uma-estrutura-de-origem-bi-machine/origembimachinedireito.png
  • Definir campos (lado direito)
    • Limpar: remove os campos inseridos na listagem dos campos (dimensões e medidas);
    • Unir Campos Similares: cria dimensões e medidas automaticamente para os campos das estruturas que possuírem os mesmos nomes ou identificadores;
    • Criar dimensão: criar uma dimensão informando seu nome e os respectivos campos de cada estrutura usada; 
    • Criar uma medida: informando seu nome e os respectivos campos de cada estrutura usada.
https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/administracao-do-ambiente/como-se-cria-uma-estrutura-de-origem-bi-machine/criarcampos.png

    • Botão Editar (amarelo):  ao clicar você será direcionado a uma nova tela, onde poderá adicionar novos campos ou remover os já existentes nas estruturas. Geralmente o nome do campo (dimensão ou medida) pode estar diferente de uma estrutura para outra, o que permite que você o insira manualmente;
    • Botão Remover (vermelho): ao clicar, você remove o campo da listagem.


Na próxima tela, a de "Padronização" (apresentada somente se a opção "Padronizar dados" estiver selecionada na etapa anterior), você irá definir a forma com que as descrições serão apresentadas. São elas:
  • Case
    • Maiúsculo: coloca a descrição com as palavras maiúsculas;
    • Minúsculo: coloca a descrição com as palavras minúsculas;
    • Capitalizar: coloca a descrição com as palavras com a primeira letra maiúscula e o resto minusculo.
  • Acentuação
    • Manter acentuação: mantém as acentuações na descrição;
    • Remover acentuação: remover as acentuações na descrição.
  • Trim: se marcar, ele remove espaços no início e no fim da descrição, se houver ;
  • Trim entre palavras: se marcar, remove os espaços entre as palavras na descrição, se houver.
https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/administracao-do-ambiente/dados/como-se-cria-uma-estrutura-de-origem-bi-machine/padronizacao.png


Na próxima tela "Estrutura", iremos configurar os campos:
  • Na próxima etapa "Estrutura", iremos configurar os campos:
    • CHAVE: Permite selecionar um campo chave para a estrutura. Este campo é utilizado nas cargas incrementais para controlar os registros já inseridos;
    • Campo: o nome "real" do campo, para utilizar como referência em uma medida calculada ou qualquer outra coisa que fazer no MDX;
    • Nome Visualização: você pode modificar esse campo até mesmo quando for editar, podendo deixar espaços e letras maiúsculas tornando o nome da dimensão que irá ver;
    • Tipo de Dimensão:
      • Regular: torna uma dimensão descritiva nos objetos;
      • Tempo: torna uma dimensão de tempo nos objetos, podendo usar como filtro de periodicidade;
      • Medida: torna o valor nos objetos;
      • Geo referência: torna a localização nos objetos dos Mapas;
      • Somente filtro: torna o filtro uma ordem sobre uma dimensão (bastante útil nas DREs, Balanço patrimonial e fluxo de caixa).
    • Todos: se desmarcar, ao selecionar a dimensão, os dados não terão um agrupamento, apenas serão listados os membros da dimensão. CUIDADO: isso pode demorar ou até travar o objeto ao acessa-lo dependendo a quantidade de informação da origem;
    • Ordenação: se escolheu algum "Tipo de Dimensão" como "Somente filtro", nas outras informações apresentadas, pode utiliza-la como referência para ordenar;
    • Operação: somente quando for medida:
      • SOMA: somando as medida de acordo com a apresentação dos objetos;
      • CONTAGEM: torna uma contagem de medida e nesta contagem é somada de acordo como for apresentado os objetos;
      • MÍNIMO: traz o valor mínimo sobre a informação apresentada nos objetos;
      • MÁXIMO: traz o valor máximo sobre a informação apresentada nos objetos;
      • MÉDIA: traz a média do valor sobre a informação apresentada nos objetos;
      • CONTAGEM DISTINTA:  torna como uma contagem distinta, sendo que não será SOMANDO quando for apresentado nos objetos.
    • Máscara: somente quando for medida:
      • Padrão: valor que já vem trazendo;
      • Porcentual: torna e transforma o valor em percentual;
      • Moeda: torna o valor em moeda. Exemplo "22.20" fica "R$ 22,20";
      • Fixo: torna e arredonda o valor mesmo que esteja com casa decimal como um valor inteiro;
      • Hora: torna um valor ou uma informação em horas, com casas decimais.


Na próxima etapa "Hierarquias" onde você poderá criar hierarquias, clicando no botão "Criar dimensão hierárquica", abrirá uma tela.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/administracao-do-ambiente/dados/como-se-cria-uma-estrutura-de-origem-umovme/passo5.png

O que são dimensões hierárquicas? Para que serve?
Uma dimensão hierárquica é uma dimensão composta por mais de um nível.

Exemplo: temos as dimensões estado, cidade e loja
Podemos criar uma dimensão hierárquica chamada "Grupo Lojas", onde esta será composta das três dimensões citadas acima.
Ao expandir essa nova dimensão em uma análise, o primeiro nível a ser apresentado será o estado, logo em seguida, a cidade e, caso seja necessário, temos a opção de descer à nível de lojas.

Na tela abaixo, ao lado direito clique em "Nova hierarquia". 



Nesta nova tela escolha a ordem e quantas dimensões deseja utilizar.
OBS.: A ordenação das dimensões pode ser alterada conforme a necessidade do cliente, ao criar uma nova hierarquia (apresentado na figura abaixo).

Na figura abaixo está sendo criado a hierarquia padrão da dimensão "Grupo Lojas". Ao deixar o campo "Nome" vazio, a ferramenta assume que o nome da hierarquia seja "Grupo Lojas".


Na figura abaixo está sendo criado a hierarquia "(Cidade / Loja)" da dimensão "Grupo Lojas".


Após a criação das duas hierarquias, será apresentado ao usuário a seguinte tela:


Ao editar a dimensão "Grupo Lojas", serão apresentadas as duas hierarquias, conforme destacado na figura abaixo.





Permissões

Observe o ícone em forma de cadeado, nele você pode definir as permissões da estrutura em questão (usuários que poderão ou não acessar os dados dela).