Para criar uma estrutura CSV, acesse o ícone ou "Gerenciar Ambiente", aonde temos em dois locais destacados abaixo.
Na aba do projeto, selecione a aba de "Dados" e clique em  .
Você verá uma tela nova contendo 6 passos, sendo a primeira, "Informações" para criar uma nova estrutura de dados, informe: - Nome Visualização: nome da estrutura;
- Descrição: uma breve descrição do projeto, se você desejar colocar;
- Manter Histórico dos Dados: Existem dois tipos de cargas a Total e a Incremental, sendo que se você marcar está opção (Manter Histórico dos Dados) você não poderá executar a carga total, ou seja não poderá limpar a estrutura, não é mais possível remover os dados já inseridos, apenas inserir dados novos;
- Ícone: para mudar o ícone da estrutura (o mesmo de "pastas" do projeto);
- Grupo: pode deixar a estrutura em um grupo, organizando as estrutura deixando separado por grupo;
- Tipo estrutura: sendo que existe a analítica e a de dados.
- Analítica: criar objetos a partir da informação dessa estrutura;
- Dados: serve como apoio para criação de uma estrutura mais complexa (não sendo possível explorar os dados).
Na próxima tela "Origem dos dados, você irá informar o tipo de estrutura que será criada, neste caso escolhemos CSV (Remoto):
- URL: ftp://"host"/"arquivo" (caso arquivo esteja em uma pasta no ftp fica: ftp://"host"/"pasta"/"arquivo" );
- Autenticar: Caso o seu FTP necessite de uma autenticação, marque que irá aparecer Usuário e Senha para colocar;
- Usuário: Usuário de autenticação do FTP;
- Senha: Senha de autenticação FTP;
- FTP modo passivo: Entra-se em negociação sobre a máquina configurada o FTP tem disponível abertas entre portas seguindo o mesmo range entre 60000 e 61000;
- FTP Utilizar a pasta usuário como raiz: Utilizar a pasta do usuário como a raiz do FTP.
Caso haja alguma dúvida referente aos modos passivo e ativo clique aqui.
Nota: O nome do arquivo.csv ou arquivo.txt não pode conter carácteres especiais. Exemplo: ´^ ~ `
Algumas ações nestas telas são possíveis: - Gerar formato BIG TABLE (botão selecionar): define a estrutura que armazena os dados da origem;
- Marcado: cargas um pouco mais demoradas, mas com acesso aos objetos mais rápido e mais agilidade nas alterações do mesmo;
- Desmarcado: cargas mais rápidas, mas com acesso um pouco mais lento aos objetos e pode ocorrer algumas lentidões nas alterações dependendo a dimensão usada;
- Padronizar dados (botão selecionar): ele já vem marcado, podendo na próxima etapa definir essa padronização, se desmarca a etapa "padronização" não é oferecida uma nova etapa.
Importante: na edição da estrutura, se optar em modificar a necessidade de marcar/desmarcar "Gerar formato BIG Table", é necessário clicar no botão "Habilitar edição de Estrutura". E finalizar os passos conforme descrito neste tópico. Cuidado pois, ao editar a estrutura e modificar este recurso, os agendamentos criados serão apagados ao finalizar a edição.
Clique sobre "Opções avançadas", para expandir os campos que irão garantir que a sua estrutura funcione da forma esperada: - Codificação do Arquivo: Qual o tipo de codificação que o arquivo se encontra;
- Formato Numérico: Dependendo da sua região, os campos de valor pode ser separado por vírgula ou ponto;
- Linhas ignoradas no início: Representa o número de linhas no início do seu CSV que não será carregada (Importante: O cabeçalho já é ignorado por padrão, afinal é o nome das futuras dimensões)
- Delimitador de Texto: Aqui é informado como é separado os arquivos de texto;
- Formato da Data: Aqui você escolhe que formato de data que se encontra no seu arquivo;
- Separador: Aqui é informado como é o separador do arquivo, geralmente é por vírgula ou ponto;
- Ignorar erros: Caso o arquivo CSV contenha erros em alguma linha, a mesma será descartada;
- Ignoradas no fim: Representa o número de linhas no fim do seu CSV que não será carregada.
Na próxima etapa "Padronização" se tiver marcado para padronizar os dados, você irá definir a forma que as descrições vão aparecer, sendo os seguintes parâmetros: - Case
- Maiúsculo: coloca a descrição com as palavras maiúsculas;
- Minúsculo: coloca a descrição com as palavras minúsculas;
- Capitalizar: coloca a descrição com as palavras com a primeira letra maiúscula e o resto minúsculo.
- Acentuação
- Manter acentuação: mantém as acentuações na descrição;
- Remover acentuação: remover as acentuações na descrição.
- Trim: se marcar, ele remove espaços no inicio e no fim da descrição, caso haja;
- Trim entre palavras: se marcar, remove os espaços entre as palavras na descrição, caso haja.
Na próxima etapa "Estrutura", iremos configurar os campos: - CHAVE: Permite selecionar um campo chave para a estrutura. Este campo é utilizado nas cargas incrementais para controlar os registros já inseridos;
- Campo: o nome "real" do campo, para utilizar como referência em uma medida calculada ou qualquer outra coisa que fazer no MDX;
- Nome Visualização: você pode modificar esse campo até mesmo quando for editar, podendo deixar espaços e letras maiúsculas tornando o nome da dimensão que irá ver;
- Tipo de Dimensão:
- Regular: torna uma dimensão descritiva nos objetos;
- Tempo: torna uma dimensão de tempo nos objetos, podendo usar como filtro de periodicidade;
- Medida: torna o valor nos objetos;
- Geo referência: torna a localização nos objetos dos Mapas;
- Somente filtro: torna o filtro uma ordem sobre uma dimensão (bastante útil nas DREs, Balanço patrimonial e fluxo de caixa).
- Todos: se desmarcar, ao selecionar a dimensão, os dados não terão um agrupamento, apenas serão listados os membros da dimensão. CUIDADO: isso pode demorar ou até travar o objeto ao acessa-lo dependendo a quantidade de informação da origem;
- Ordenação: se escolheu algum "Tipo de Dimensão" como "Somente filtro", nas outras informações apresentadas, pode utiliza-la como referência para ordenar;
- Operação: somente quando for medida:
- SOMA: somando as medida de acordo com a apresentação dos objetos;
- CONTAGEM: torna uma contagem de medida e nesta contagem é somada de acordo como for apresentado os objetos;
- MÍNIMO: traz o valor mínimo sobre a informação apresentada nos objetos;
- MÁXIMO: traz o valor máximo sobre a informação apresentada nos objetos;
- MÉDIA: traz a média do valor sobre a informação apresentada nos objetos;
- CONTAGEM DISTINTA: torna como uma contagem distinta, sendo que não será SOMANDO quando for apresentado nos objetos.
- Máscara: somente quando for medida:
- Padrão: valor que já vem trazendo;
- Porcentual: torna e transforma o valor em percentual;
- Moeda: torna o valor em moeda. Exemplo "22.20" fica "R$ 22,20";
- Fixo: torna e arredonda o valor mesmo que esteja com casa decimal como um valor inteiro;
- Hora: torna um valor ou uma informação em horas, com casas decimais.
Na próxima etapa "Hierarquias" onde você poderá criar hierarquias, clicando no botão "Criar dimensão hierárquica", abrirá uma tela.
O que são dimensões hierárquicas? Para que serve? Uma dimensão hierárquica é uma dimensão composta por mais de um nível.
Exemplo: temos as dimensões estado, cidade e loja. Podemos criar uma dimensão hierárquica chamada "Grupo Lojas", onde esta será composta das três dimensões citadas acima. Ao expandir essa nova dimensão em uma análise, o primeiro nível a ser apresentado será o estado, logo em seguida, a cidade e, caso seja necessário, temos a opção de descer à nível de lojas.
Na tela abaixo, ao lado direito clique em "Nova hierarquia".
Nesta nova tela escolha a ordem e quantas dimensões deseja utilizar. OBS.: A ordenação das dimensões pode ser alterada conforme a necessidade do cliente, ao criar uma nova hierarquia (apresentado na figura abaixo).
Na figura abaixo está sendo criado a hierarquia padrão da dimensão "Grupo Lojas". Ao deixar o campo "Nome" vazio, a ferramenta assume que o nome da hierarquia seja "Grupo Lojas".
Na figura abaixo está sendo criado a hierarquia "(Cidade / Loja)" da dimensão "Grupo Lojas".
Após a criação das duas hierarquias, será apresentado ao usuário a seguinte tela:
Ao editar a dimensão "Grupo Lojas", serão apresentadas as duas hierarquias, conforme destacado na figura abaixo.
Na próxima tela será o resumo de todas as informações. Ao clicar em finalizar, será feito uma carta total trazendo todos os dados para o BIMachine referente a origem que você definiu.
Observe o ícone em forma de cadeado, nele você pode definir as permissões da estrutura em questão (usuários que poderão ou não acessar os dados dela). |