01. Criando

Agora você pode agendar envio de análises, dashboards e mapas, para vários usuários (ou grupos) de seu projeto. Ao acessar o BIMACHINE, no ambiente "Minha Página", perto do seu avatar está o ícone do configurador de agendamento. Clique em "Criar Agendamento".

Ao clicar abrirá uma tela, na primeira etapa do processo de criação onde será configurado o período de disparos. Coloque um identificador para esse agendamento e os tipos de disparos periódicos são:
  • Imediato: enviado assim que finalizar a configuração.(Nenhuma rotina será salva, apenas executada);
  • Intervalo: configura os dias da semana, um horário de início e fim, e um intervalo (30 em 30 minutos, 15 em 15 minutos, etc...); 
  • Diário: configura os dias da semana e a hora que será enviado (Mostrado na imagem abaixo);
  • Semanal: define qual dia da semana (segunda, por exemplo) e a hora que será enviado;
  • Mensal: define o dia do mês  (todo dia 10, por exemplo) e a hora que será enviado.


Na próxima etapa, você será direcionado para a página onde serão definidos os objetos e cockpits para serem enviados. Primeiro escolha o tipo de informação que deseja enviar, optando por um cockpit ou os próprios objetos das pastas. 


Se escolher o "Cockpits" selecione o cockpit que deseja (podendo escolher somente um), caso escolher "Objetos", clique sobre as pastas para expandir o conteúdo, escolhendo os objetos desejados. Se escolher "Objetos", acima da lista de pasta verá o seguinte:
  • Consolidar objetos em um único PDF: opção para marcar "Consolidar os objetos em um único PDF", se marcar o arquivo em anexo enviado se somente um, não importa quantos objetos serão selecionados. Os objetivos ficarão todos em um PDF e por página os objetos selecionados;
  • Botão "Limpar": desmarca todos os objetos selecionados;
  • Botão "Expandir Tudo": expande todas as pastas listadas (ate suas sub-pastas);
  • Botão "Recolher Tudo": oposto do botão "Expandir Tudo";
  • "Campo": será o nome do PDF com os objetos consolidados no envio.
Em informações se você marcar o "Consolidar os objetos em um único PDF", você será direcionado a tela de "Ordem Objetos". Nele você ordena com os botões de seta a ordem dos objetos selecionados conforme deseja que fique no arquivo recebido por e-mail em anexo. 

Se não estiver marcado o "Consolidar os objetos em um único PDF", você será direcionado a tela dos "Destinatários", ou seja, os usuários e/ou Grupos que receberão esse agendamento.

Se estiver marcado o "Consolidar os objetos em um único PDF", cada objeto é por página no arquivo (se estiver marcado o "Consolidar os objetos em um único PDF").

Nota: Mesmo marcando objetos para Excel eles estão no PDF consolidado, se estiver marcado o "Consolidar os objetos em um único PDF".

Observação: Para ter a opção de escolher Excel, acesse ->> Configurações Projeto.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/agendamentos/criando-agendamento-de-envio-1/etapa2.png


Na próxima etapa "Ordem dos Objetos", aplicando a funcionalidade "Manter Ordem das Referências do Email", você pode definir a ordem que deseja enviar os emails selecionados. 

Caso não marcar a funcionalidade "Manter ordem das referências do e-mail", os objetos enviados irão por ordem alfabética.
https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/agendamentos/criando-agendamento-de-envio-1/etapaordenacaomini.png


Na próxima etapa "Destinatários", você marca os usuários e Grupos de usuários que vai receber os objetos, o seu já vem pré-marcado.


Na próxima etapa "Mensagem", digite o Título e a mensagem que estará no E-mail. Contendo como opções:
  • Adicionar Referências de objetos selecionados ao final da mensagem: se marcar, você receberá o acesso direto aos objetos;
  • Gerar e anexar os objetos selecionados: se marcar, vai receber os objetos anexos no e-mail em em formato PDF ou Excel.
Observação: se não estiver logado na ferramenta, vai cair primeiro na tela de login, no qual você deve logar. Caso estiver logado cai direto no objeto.




Na próxima etapa "Validação", nela você define as validações para o envio. Para não ter o risco de receber dados desatualizados, você irá solicitar a validação  da origem da análise/dashboard/KPI em questão. Na parte superior, se marcar "Validação de erro em objeto", todo o objeto que estiver com erro, você será alertado, caso não marque o objeto não estará no envio devido ao erro do mesmo.

Ao selecionar a opção "validar" você tem mais duas opções:
  • Erro de carga: será enviado se a carga nesta origem for finalizada com sucesso;
  • Atualização de dados: será enviado se houver atualização nos dados.
https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/agendamentos/criando-agendamento-de-envio-1/etapa5.png


Na próxima etapa "Finalizar", exibindo os dados definidos e os objetos escolhidos. Estando tudo certo, clique em "Finalizar".
https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/agendamentos/criando-agendamento-de-envio-1/etapa6.png