05 - Dashboards‎ > ‎

11. Filtros - Utilizando

Neste próximo passo, para utiliza o filtro, você deverá inserir no Dashboard. Por isso, acesse o Dashboard criado já salvo salvo, no Menu de Ferramentas (a direita). 
Abrirá a seguinte tela, na qual você deverá marcar os filtros que deseja utilizar (cuidando que os filtros que devem ter as estruturas contidas no Dashboard).
  • Filtros fixos: na parte superior a direita, poderá ser fixado este filtro,assim o usuário que não tem permissão de fazer alterações ou ser Viewer, não terá seu filtro alterado (lembrando que com a permissão criada sobre um usuário, essa função ajudará a  controlar o que ele pode ou não ver);
  • Personalizar filtros: na parte inferior, você poderá personalizar o filtro, quando selecionado. Escolha os filtros que vai aplicar sobre os objetos (os filtros NÃO selecionados não serão aplicados sobre o objetos, mesmo que os filtro tenham as mesmas estruturas do objeto criado).


Segue exemplo

Para entender o objetivo de como filtrar uma informação sobre um ou mais usuários, vamos lhe apresentar exemplos práticos. 

Lembrando: somente funcionará para objetos que obtenham a mesma estrutura usada no filtro que será aplicado a essa permissão. 

Observação: nos dois exemplos abaixo, utilizaremos a seleção múltipla, já que iremos filtrar mais de uma opção.



Exemplo filtro específicosquero que o Renan veja somente as informações de duas cidades. 
Como já temos o Filtro Cidades, vamos utilizá-lo sobre o usuário, assim não verá as outras informações. 

Na tela de Configurações de filtros (apresentado em Filtro Dashboard - Permissões), utilize o botão destacado abaixo,  nele você poderá definir o/os usuário(s) e  quais informações deseja filtrar sobre ele(s). 
Aplicamos então que, Renan pode ver somente as cidades "ACCRA" e "AD DIWANIYAH".



Ao acessar o Dashboard você verá que estão diferentes, perceba que um apresenta todas as cidades e a outra não. 

Antes                                                                                                                             

Depois
Observação: Você verá que em alguns KPIs aparecerá uma mensagem, isto se dá por conta da periodicidade aplicada e em não conter dados dessas cidades no período.


Exemplo filtros obrigatórios: quero que o Renan tenha duas cidades aplicadas no filtro estando estas fixadas. Como já temos o Filtro Cidades, vamos utilizá-lo sobre o usuário, porém sem que ele possa ver as demais informações.

Para aplicarmos um filtro fixo, primeiro devemos colocar o Dashboard em modo de edição, assim você verá que em cada filtro aparecerá uma engrenagem, clique nela para então editar.





Exemplo filtro fixo: quero que o Renan tenha os devidos filtros aplicados e não possa altera-los. Como já temos o Filtro Cidades, vamos utilizá-lo sobre o usuário, porém sem que ele possa ver as demais informações.


Exemplo filtro personalizado: quero filtros aplicados, porém sem que o filtro interfira sobre outros objetos.