Pareto(também conhecido com princípio 80-20) afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. A análise de Pareto não serve, isoladamente, para determinar que ação tomar, mas é uma ferramenta importante para nos dar um guia objetivo (quantitativo) de ação. Basicamente o pareto é a porcentagem acumulada(o primeiro dado representa 32%, o segundo 27%; logo o primeiro ponto da linha é 32%, o segundo 59% e assim por diante). Os passos para se construir um diagrama são:
Exemplos Vendas por Região(Ano 2013) Neste exemplo colocamos a dimensão "Medidas" nas colunas(Medida: Total vendido), e colocamos a dimensão "Região" nas linhas; ordenamos os dados de forma decrescente, habilitamos a opção Pareto e pronto. Observe que as regiões Sudeste, Sul e Nordeste representam 85% do faturamento. Logo, estas três regiões representam o valor mais significativo nas vendas da empresa em questão. Vendas por Período(Ano 2013) Neste outro exemplo a categoria colocada nas linhas foi o "Período", mas neste caso não ordenamos os dados de forma decrescente...caso contrário a análise não faria muito sentindo com os meses desordenados, certo? Observe que os 80% foi atingido em Outubro. Obs: Para você não se confundir tenha em mente mais um detalhe; a porcentagem a direita(destacada em vermelho) é referente ao pareto(ela não tem nenhuma relação com as barras). As barras só tem relação com os valores a esquerda(destacado em preto). |
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